Atividades

Para o Segundo Ano do Ensino Médio
1)Ao ser perguntado sobre o valor do pedágio, um caixa respondeu: “Quando passaram um carro de passeio e um ônibus, arrecadou-se a quantia de R$ 25,00; quando passaram um ônibus e um caminhão a quantia foi de R$ 41, 00, e quando passaram um carro de passeio e um caminhão arrecadou-se a quantia de R$ 30,00”. Assinale a alternativa correta:

(A) Os três veículos juntos pagam mais do que R$ 50,00
(B) O carro e o ônibus juntos pagam menos que o caminhão
(C) Dois veículos pagam mais que R$ 20,00 cada um
(D) O ônibus paga mais da metade do que pagam o carro e o caminhão juntos.
(E) O preço do pedágio do ônibus é o mais caro dos três.

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Carta na Testa
Objetivo: Desenvolver a tabuada de multiplicação e compreender a divisão como operação inversa da
multiplicação.
Planejamento
• Organização dos alunos: agrupados em trios, de modo que dois alunos fiquem sentados frente a frente e o terceiro – o juiz – fique sentado de modo que possa ver os dois.
• Material: um baralho com as cartas de ás a 10 de dois naipes, para cada trio, ou 20 cartões numerados dessa forma. No caso de usar baralho, o ás valerá 1.
Encaminhamento
• Os alunos que estão sentados frente a frente recebem, cada um, um conjunto de cartas de ás a 10, que devem deixar viradas para baixo, na sua frente.
• Ambos viram a primeira carta de seu monte e, sem a olhar, colocam-na na testa, de forma que, tanto seu oponente, quanto o juiz, possam vê-la.
• O juiz então diz o resultado da multiplicação dos dois valores.
• Cada um dos competidores deve tentar descobrir qual é a carta que tem na testa. Aquele que descobrir primeiro, ganha cinco pontos.
• Propor cinco jogadas com essa mesma formação e depois outras tantas com a mudança da
função de cada um, no trio, até que todos tenham desempenhado a função de juiz.
• Se o juiz errar a operação, perde cinco pontos.
• Se for percebida muita disparidade de condições entre os competidores de algum trio, pode-se optar por alterar os grupos, procurando deixá-los mais ou menos homogêneos.
• É interessante realizar novamente esse jogo, estimulando os alunos a estudarem a tabuada em casa, para apresentar melhor desempenho na próxima rodada.


LER E ESCREVER
JORNADA DE MATEMÁTICA



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